sábado, 29 de julho de 2017

USO DE TOPIRAMATO E EFEITOS METABÓLICOS

As drogas antiepiléticas são passíveis de desencadearem diversos efeitos metabólicos, inclusive, de indução hepática por ativação de enzimas do CYP-450.


O Topiramato é uma das mais novas drogas utilizadas para tratamento da epilepsia com crises parciais. Trata-se de um monossacarídeo substituído, potente inibidor da anidrase carbônica, cuja estrutura é distinta das demais drogas antiepiléticas. Tem ação por meio de múltiplos mecanismos, como, por exemplo: bloqueio do subtipo de receptor do glutamato não-NMDA, bloqueio dos canais de sódio e melhoria dos efeitos GABA. No entanto, a droga tem sido utilizada, também, para tratamento de enxaqueca. 

Ocorre que, em estudo publicado na revista Headache por cientistas da Universidade de Duzce (Turquia), foi constatado que o topiramato aumentou os níveis de ácido úrico sérico.


Há evidências de que o Topiramato, além de significante intolerabilidade, exerça efeito na homeostase tireoideana, podendo alterar os níveis de T3 e T4. Também há relatos de que pacientes que fazem uso desta substância podem apresentar acidose metabólica hiperclorêmica, hipocalemia e hipercitratúria.  Um grande fator de risco de usar o Topiramato é o fato de que, por ser um inibidor da anidrase carbônica, está propenso à formação de cálculos renais. Quando a anidase carbônicas do túbulo proximal renal é inibida pelo topiramato, a acidose sistêmica resulta da redução da reabsorção de bicarbonato e o aumento do pH final da urina. Assim, por conta do vazamento de bicarbonato do túbulo proximal surge, então, o fator de risco chave para a formação de cálcio fosfato.


Referências


KOÇER A  et. al. Serum uric acid and lipid levels while taking topiramate for migraine. Headache. 2008, 48(7):1056-60. 

BORTOLINI LGC et. al. Efeitos Endócrinos e Metabólicos dos Antiepilépticos. J Epilepsy Clin Neurophysiol 2008; 14(Suppl 2):32-38.

ASSIMOS DG. Re: metabolic disturbances and renal stone promotion on treatment with topiramate: a systematic review. J Urol. 2014 Jun;191(6):1810-1 

MAALOUF NM et al.  Nephrolithiasis in topiramate users. Urol Res. 2011 Aug; 39(4): 303–307. 



Dr. Dermeval Reis Junior
Biomédico
Professor e Pesquisador
Fisiologia Humana e Patologia Clínica